skip to Main Content

Palestrantes

Palestrantes

Alayde Vieira

Oncologista Pediátrica, representante da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica – SOBOPE. Médica graduada pela Universidade Federal do Pará. Concluiu o Mestrado em Oncologia pela Universidade do Pará.

Alba Lúcia de Menezes Sá Muniz

Diretora Geral do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo. Atua na gestão de grandes equipes em serviços de alta complexidade, com excelente avaliação dos 3 perfis de clientes: usuário, colaborador e contratante.

Alex Mont’Alverne

Médico Geriatra. Chefe da Coordenadoria de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria – CORAC.

Alfredo Monteiro Scaff – moderador

Possui Mestrado em Saúde Coletiva, Epidemiologia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi Secretário Executivo e Diretor Adjunto de Normas e Habilitação de Produtos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), além de ter sido Subsecretário de Atenção à Saúde na Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Atualmente é Consultor Médico na Fundação do Câncer.

Allan Denizard

Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Medicina de Família e Comunidade. Professor da Universidade de Fortaleza – UNIFOR das disciplinas de Ações Integradas em Saúde. Orientador da Liga de Saúde e Espiritualidade da UNIFOR.

Anke Bergmann

Fisioterapeuta e doutora em Ciências da Saúde. Atualmente é pesquisadora do INCA e Coordenadora Nacional da pós-graduação em Fisioterapia em Oncologia InterFisio/UniRedentor.

Antonieta Barbosa

Advogada, especialista em Direitos do Paciente com Câncer. Realiza trabalhos voluntários pela conscientização e defesa dos direitos dos pacientes de doenças graves, sobretudo pacientes de câncer. Publicou o livro “Câncer – Direito e Cidadania”.

Clarisse Derzié Luz

Atriz, possui mais de 35 anos dedicados às artes e atualmente é Madrinha do Instituto Nosso Papo Rosa.

Cleto Nogueira

Diretor Médico Associado no Laboratório Argos. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Fez Residência Médica em Patologia na Universidade de São Paulo (USP), e mestrado na mesma área na UFC.

Deivide de Sousa Oliveira

Médico hematologista, Hospital Universitário Walter Cantídio.

Dr. Carlos Gil Ferreira

Médico Oncologista Torácico formado pelo INCA, possui PhD em Oncologia Experimental em Câncer de Pulmão pela Free University of Amsterdam. Atualmente é Diretor Médico-Científico do Grupo Oncoclínicas e Presidente do Instituto Oncoclínicas. Primeiro oncologista, de fora dos Estado Unidos, a receber o prêmio “Partners in Progress” da ASCO.

Dr. Carlos José de Andrade

Médico oncologista do Instituto Nacional do Câncer (INCA), possui Mestrado em gestão de Tecnologias em Saúde. O Dr. José Carlos explica que a felicidade é um fator fundamental na manutenção da saúde e na prevenção de doenças e afirma que “A principal missão da vida é ser feliz”.

Dr. Gélcio Luiz Quintella Mendes

Médico oncologista do Hospital do Câncer INCA, com atividade assistencial focada em tumores ginecológicos, sarcomas ósseos, sarcomas de partes moles e melanoma. Atualmente ocupa o cargo de Coordenador de Assistência e substituto eventual da Diretora do Instituto Nacional de Câncer – INCA.

Dr. Luiz Antonio Santini

Graduado em medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde obteve o título de mestre em cirurgia torácica. É membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Em 2003, foi nomeado como Coordenador de Ações Estratégicas do INCA, tendo contribuído de forma inequívoca para a implantação do novo modelo de gestão participativa do Instituto. Foi Diretor Geral do INCA (órgão do Ministério da Saúde responsável pelas ações nacionais de prevenção e controle do câncer), durante 10 anos. Atualmente é pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos – CEE/Fiocruz.

Dr. Luiz Augusto Maltoni

Cirurgião Oncológico. Atualmente exerce o cargo de Diretor Executivo da Fundação do Câncer. Foi Coordenador Geral de Assistência e Coordenador Geral de Educação e Pesquisa, no Instituto Nacional do Câncer.

Dr. Tiago Arruda Sanchez – Moderador

Neurocientista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Faculdade de Medicina, Departamento de Radiologia. Líder do grupo de pesquisa em ‘Neuroimagem e Psicofisiologia’. Possui Pós-Doutorado em fisiologia (2010) no Instituto de Biofísica (Carlos Chagas Filho) da UFRJ. Tem experiência em diferentes áreas da neurociência comportamental humana usando neuroimagem, variabilidade da frequência cardíaca, biofeedback, testes cognitivos e escalas psicométricas, com especial interesse nos temas: ‘regulação emocional’, ‘autoregulação cognitiva’ e ‘psicofisiologia em práticas contemplativas’.

Dra Cristhiane Pinto

Médica especialista em Cuidados Paliativos pela AMB. Foi Diretora Científica da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) de 2019 a 2020. É Coordenadora do Comitê de Oncologia da ANCP. Atua como Médica Paliativista no Instituto Nacional do Câncer (INCA) e Presidente do Comitê de Cuidados Paliativos do Hospital Pasteur.

Dra Debora Mattos

Sua atuação está voltada aos Cuidados Paliativos Pediátricos pela AMB. Mestre em Oncologia pelo INCA. Possui especialização em Cuidados Paliativos pelo Pallium Latino America – Argentina; em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria; em Bioética pela Fiocruz; e em Oncologia Pediátrica pela SOBOPE. Atualmente é Coordenadora Científica da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) Rio de Janeiro e Membro do comitê de cuidados paliativos pediátricos da ANCP.

Dra. Germana Hunes – Moderadora

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Gerente da Unidade de Onco-hematologia e Unidade Clínica e Geriátrica da Clínica São Vicente – Rede Dor. Foi Diretora do Hospital do Câncer IV – Unidade de Cuidados Paliativos do Instituto Nacional de Câncer (INCA) de 2014 a 2019. Cursou o Programa de Desenvolvimento Gerencial pela Fundação Getúlio Vargas, além do curso de Liderança Inovadora em Saúde pela COPPEAD- UFRJ. Curso de extensão em Cuidados Paliativos pelo INCA. Fez residência em Clínica Médica na Secretaria Municipal de Saúde, da cidade do Rio de Janeiro.

Dra. Glauce Corrêa da Silva

Psicóloga clínica e hospitalar, concluiu seu Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ. Possui experiência como professora e coordenadora de cursos de psico-oncologia e atualmente é Coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Quinta D’Or.

Dra. Maria Julia

Dra. Maria Julia Gregorio Calas

Médica mastologista dedicada a Radiologia Mamária. Presidente e idealizadora do Instituto Nosso Papo Rosa. É a atual Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Rio de Janeiro e também é Conselheira da Câmara Técnica de Mastologia do CREMERJ. Além da clínica, atua como Professora de Saúde da Mulher da UNESA e do curso de radiologia mamária do IETECS.

Dra. Paola Torres

Médica onco-hematologista e escritora. Tem título de Mestrado e Doutorado em Farmacologia da Inflamação e do Câncer. Fellow em Medicina Integrativa pela Universidade do Arizona e Pós Doutorado em Biologia Cultural com Humberto Maturana na Escuela Matriztica de Santiago do Chile. Atualmente, é Presidente do Instituto Roda da Vida e Professora de Medicina da Universidade Federal do Ceará e da Universidade de Fortaleza. Atualmente é membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel.

Dra. Paula Bortolon

Farmacêutica pela Universidade Federal de Brasília. Atua na área de Controle e Avaliação, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Assessora Técnica em Oncologia na Superintendência de Atenção Especializada. Doutora em Informação e Comunicação em Saúde pelo ICICT/Fiocruz. Mestre em em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz. Especialista em Geriatria e Gerontologia pela UnATI/UERJ.

Dra. Regina Chamon

Também conhecida como Doutora Sangue Bom, é médica hematologista, responsável pelo serviço de Medicina Integrativa do COE – Centro de Oncologia Especializada. Docente do curso de Facilitadores de Meditação para Saúde, na Unifesp. Pós-graduada em Medicina Integrativa pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

Dra. Renata Gontijo

Médica Ginecologista Colposcopista. Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Campos, Mestrado e Doutorado em Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas. Atua como médica da Prefeitura Municipal de Itaperuna, Responsável pelo Serviço de Patologia Cervical. Também é Coordenadora do Curso de Medicina do Centro Universitário Redentor, em Itaperuna RJ.

Dra Sabrina Chagas

Dra. Sabrina Rossi P. Chagas

Médica oncologista clínica. Vice-Presidente do Instituto Nosso Papo Rosa. Atua há mais de 10 anos no atendimento de pacientes em tratamento do câncer de mama. Possui pós-graduação em Medicina Integrativa pelo Hospital Albert Einstein. Atualmente, faz parte do corpo clínico da Oncologia D’or. Também é Membro do Comitê de Políticas Públicas da Sociedade Brasileira de Mastologia do Rio de Janeiro.

Dra. Sandra Gioia

Médica Cirurgiã Oncológica pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), Mastologista do Grupo de Cirurgiões de Mama; Atualmente é Secretária-Adjunta da Sociedade Brasileira de Mastologia, Diretora da Seção Especializada de Mastologia do Núcleo Central do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; Coordenadora do Programa de Navegação de Pacientes com Câncer de Mama da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

Dra. Sima Ferman

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo. Desde 1995 é Chefe da Seção Oncologia Pediátrica do Instituto Nacional de Câncer. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Oncohematologia Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas em pesquisa clínica: neuroblastoma, retinoblastoma, osteossarcoma, rabdomiossarcoma, câncer de nasofaringe, tumor de Wilms e cuidados paliativos.

Dra. Tania Cavalcante

Médica do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e secretária-executiva da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (Conicq).

Erica Reis – Moderadora

Formada em Jornalismo, é apresentadora e editora executiva do Jornal Leitura Dinâmica.

Fabio Fedozzi

Diretor Executivo da Abrale, graduado em Administração de Empresas e especialização em Finanças, é um entusiasta da área de tecnologia, inovação e dados. Atua há 15 anos no Terceiro Setor e, além da gestão administrativa e financeira da organização, é atualmente responsável pelas áreas de pesquisa, políticas públicas e advocacy.

Fernando Barroso Duarte

Presidente da Sociedade de Brasileira de Transplante de Medula Óssea – SBTMO. Atua como Chefe do Serviço de Hematologia e Transplante de Medula Óssea do Hospital Universitário Walter Cantídio.

Jorge Luís Nobre Rodrigues

Médico Infectologista, com mestrado e doutorado em doenças infecciosas e parasitárias. Atualmente é professor na Universidade Federal do Ceará. Atua nas áreas de clínica e epidemiologia de doenças infecciosas e parasitárias.

Julie Oliveira

Editora, escritora e cordelista.

Katia Ramos Moreira Leite

Presidente da Sociedade Brasileira de Patologia – SBP. Graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professora Livre Docente, Professora Associada do Departamento de Cirurgia da Universidade de São Paulo.

Luciana Lobo

Professora de yoga e mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Diretora do YOGAPICs, um lugar que surgiu do seu desejo de aliar os tratamentos médicos à prática da yoga e fundadora do Instituto ZENcancer, que oferece gratuitamente aulas de Yoga Restaurativa e outras práticas para pacientes oncológicos. Em 2019 lançou o Livro: O que aprendi com minhas células rebeldes?

Luiziana Costa Melo Pereira

Paciente de Câncer de Mama, fez o tratamento no Instituto do Câncer do Ceará e faz práticas integrativas no Instituto Roda da Vida

Maria Inez Gadelha

Chefe de Gabinete do Departamento de Atenção Especializada da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde. Médica em Oncologia Clínica.

Michele Holanda

Superintendente da Associação Peter Pan

Michele Salek

Paciente oncológica, diagnosticada com câncer de mama aos 26 anos, e hoje, com 31 anos, é voluntária do Instituto Oncoguia e do Projeto MOVI, servidora pública do TJSP. Conto minha história com o câncer de mama no meu canal do YouTube e divido no Instagram um pouco da minha redescoberta sobre a vida depois do câncer.

Nadja de Oliveira Figueiredo

Coordenadora de Doenças e Agravos da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas – Tocantins.

Nilva Bortoleto

Farmacêutica Bioquímica, formada pela USP e pós-graduada em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atualmente atua como consultora e Coordenadora do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer.

Olga Freire

Fundadora e Administradora da Associação Peter Pan.

Paola Torres

Presidente do Instituto Roda da Vida. Médica onco-hematologista e Escritora. Atua como Professora de Medicina da Universidade Federal do Ceará e da Universidade de Fortaleza. Atualmente é membra Academia Brasileira de Literatura de Cordel.

Patricia Arraes

Nutricionista, especialista em Oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer

Paula Pratti

Nutricionista pela Universidade Federal Fluminense, com Residência Multiprofissional em Oncologia no Hospital Universitário Antônio Pedro/UFF, mestre Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde pela UFF e especialista em Nutrição Ortomolecular pela FAPES-SP. Atuou como nutricionista do Grupo Oncoclínicas por 6 anos, hoje atua em consultório particular, realiza palestras em congressos com foco em oncologia e em eventos voltados para pacientes e profissionais.

Poliana Ramalho

Jornalista, especialista em Comunicação Empresarial, Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Hoje, está à frente da GiraSol Assessoria (@girasolassessoria), onde presta serviços em comunicação para empresas. Também é produtora de conteúdo no @conexoeslab, perfil focado em gestão consciente e comunicação responsável, com o objetivo do fomentar impacto socioambiental positivo.

 

Raquel Vaz da Cunha

Capelã Hospitalar e idealizadora do projeto Papo de Mães, com foco no diagnóstico precoce do câncer infantil.

Rilder Flávio de Paiva Campos

Presidente da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC. Atua como Diretor na Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva.

Roberta Costa Marques

Diretora Executiva do Instituto Desiderata e Young Leader da União Internacional de Controle do Câncer (UICC), é Mestre em Economia Aplicada pela USP, pós-graduada em Educação e Inclusão pela PUC-Rio e especialista em gestão pela Kellogg School of Management da Northwestern University. Atua como gestora de organizações sociais há mais de 15 anos.

Roberto G. Palmeira

Empreendedor Social. Idealizador e Diretor de Sonhos do Instituto ROPE. Possui formação em Marketing e pós-graduação em Administração Estratégica. Especialista em gente e autor do livro “Começando pelo Fim”.

Rodrigo Alves Torres Oliveira

Médico sanitarista, formado pela Escola de Medicina Souza Marques. Foi secretário municipal de saúde dos municípios de Silva Jardim e Angra dos Reis. Foi, ainda, diretor do Hospital Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, em Niterói. Atualmente é secretário de Saúde da Prefeitura de Niterói (desde março de 2020) e Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro (Cosems-RJ).

Silvana Maria Aquino da Silva

Possui Mestrado em Sexologia pela Universidade Gama Filho. Fez especialização em Psicologia Oncológica pelo Instituto Nacional de Câncer. É membro do Comitê de Psicologia da Academia Nacional de Cuidados Paliativos. Atualmente é docente e tutora do Curso de Aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos do Americas Medical City/Instituto COI. É psicóloga clínica com atuação em Psico-oncologia e Cuidados Paliativos.

Silvia Cristina

Deputada Federal. Jornalista, ex-paciente de câncer de mama e atualmente é coordenadora da Frente Parlamentar mista em Prol da Luta Contra o Câncer. Idealizadora do 1º Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer, em Ji-Paraná.

Sra. Carolina Motta

Psicóloga, especialista em Saúde Pública, atualmente é Gestora de Projetos de Oncologia no Instituto Desiderata. Possui especialização em gestão da Atenção Básica e em Saúde da Família pela ENSP/FIOCRUZ.

Sra. Paula Johns

Diretora Geral da ACT Promoção da Saúde. Socióloga e Mestre em estudos de desenvolvimento internacional pela Universidade de Roskilde, Dinamarca. Atualmente coordena projetos voltados à promoção dos direitos humanos, equidade de gênero, preservação do meio ambiente e saúde pública. Compõe também, o Comitê Gestor da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável.

Tatiana Presser

Psicóloga, sexpert e educadora sexual. Possui formação em psicologia, atuando por  vários anos na área hospitalar, como psicoterapeuta.  Atualmente trabalha como palestrante e é um fenômeno das redes sociais, com 60 mil seguidores no Instagram e mais de 10 milhões de visualizações no YouTube. Em 2016, lançou o livro “Vem Transar Comigo”, pela editora Rocco.

Tiago Cepas

Sanitarista e Especialista em Gestão de Saúde, atualmente é Coordenador área de Patient Advocacy e Políticas Públicas da ABRALE – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia.

Tiago Cepas – Moderador

Sanitarista, graduado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP, possui MBA em Economia e Gestão de Saúde pela UNIFESP e especialização em Gestão de Saúde pelo Senac de São Paulo. Também é Conselheiro Estadual de Saúde do Estado de São Paulo (CES/SP) e membro do Comitê de Ética do Hospital Moriah. Atualmente é Responsável pela área de Patient Advocacy e Políticas Públicas da Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia e do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer – TJCC.

Ulla Ribeiro

Gerente Geral e Fundadora do Grupo de Apoio à Criança com Câncer – GACC Sergipe. Coordenadora do Núcleo Sergipe da Associação Brasileira de Captadores de Recursos – ABCR. É Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes – UNIT.

Valéria Mendonça

Servidora Pública Estadual da Saúde, no Ceará, onde coordena o Movimento Outubro Rosa, além de ser a idealizadora do Movimento Março Lilás.

Patrocínio:
Diamante:
Bronze:
Apoio Institucional
Sociedades Médicas
Back To Top